Vale a Pena Construir o Imóvel Próprio?
■ Você Pretende Construir Sua Própria Casa?
Vamos lá! mãos a obra. Seja o construtor que espera ter. Ah não se imagina construindo, e gerenciando a obra com total conhecimento técnico? Saiba que existem bem mais vantagens do que desvantagens em construir seu próprio projeto de construção, até mesmo gerenciando sua obra, com mais conhecimento do assunto. Isto pode fazer toda diferença, entre um projeto bem sucedido, e uma tremenda dor de cabeça. Estamos falando de Custos gerais, Qualidade, e vários outros fatores, onde buscar informações desde o principio do projeto, fazendo você economizar em tempo e dinheiro, bem mais do que imagina. Continue lendo este post e veja algumas dicas que podem vir a ajudar bastante em seu projeto.
■ Afinal, Vale ou não a Pena Construir?
É claro que a resposta é relativa a opinião de cada um, mas não existe satisfação maior do que seu projeto finalizado, dentro daquilo que você planejou. Isto é a exata realização de um sonho, literalmente.
No final das contas ainda que possa representar algum desgaste e imprevistos, com estresse gerado por equipes de construção, orçamentos e mais orçamentos, acompanhamento da obra, e outros imprevistos, vale a pena sim, pois não tem preço ver sua obra totalmente personalizada conforme aquilo que planejou.
Afinal geralmente o projeto é um sonho de toda a família. Particularmente eu acho que sim. Vale muito a pena sim. Pois em meu caso particular, e por experiência própria, eu construí minha casa, então falo com conhecimento de causa. Esta foi uma experiência que trouxe muita satisfação e sentimento de realização. Até porque eu nunca tinha construído um único tijolo na vida.
Claro que busquei conhecimento antes. Fiz um curso de Técnico em edificações, e um outro de Mestre de obras, em seguida me coloquei em ação, desde a medição do tereno, até a pintura da casa. Meu investimento em mão de obra foi minimo, pois foi gasto menos de 5000 R$ em mão de obra extra, isto porque era impossível de ser feito, como carpintaria, eletricista, hidráulica, etc.
Imagine-se fazendo seu próprio projeto, vendo cada centímetro de seu terreno sendo aproveitado, conforme planejou, estudar com calma, cada detalhe da iluminação, em razão do sol, ventilações, cômodos, foi exatamente isto que aconteceu.
Tudo isto pode representar uma satisfação impar, além de uma economia bem razoável. Além do que uma construção planejada desde o alicerce pode representar a vantagem de toda sua programação financeira; Logística; Não tem aquela quebradeira comum em reformas; Lhe permite escolher o exato piso a ser utilizado, ou revestimento; Além de todo o acabamento que pretende utilizar, de acordo com suas condições e gosto pessoal. Com exceção daqueles que dispõem de condições financeiras para adquirir seu imóvel pronto, a seu gosto, e sem se preocupar com custos financeiros, digo que sim, vale muito a pena construir. Seja para economizar na sua construção, evitar ficar mais de 20 anos pagando financiamento, ficar o resto da vida pagando aluguel, ter a satisfação de um imóvel personalizado, entre tantas outras razões que poderia ficar aqui falando.
■ Mas é Tudo Sempre Conforme o Planejado?
Seria ótimo se fosse sempre assim, não é mesmo? Pena que nem sempre isso acontece, esta definitivamente não é uma regra infalível, pois muitos se aventuram, sem o minimo planejamento, e acabam gastando muito além do que foi planejado, e o pior, acabam não gostando do resultado final. Invariavelmente acabam ficando com endividamentos e outros aborrecimentos.
Quando se consegue fazer tudo de acordo com as expectativas, e de sua família acabam extrapolando todos os orçamentos, e o resultado final fica muito além das expectativas. Dessa forma, o ideal é fazer todos os cálculos, desde a compra do terreno, até a contratação de todas as mão de obras, desde o arquiteto, até a equipe de construção, e também e principalmente, ficar muito atento aos preços de materiais de construção (existe muita variação de preços), além de ficar atento com os prestadores de serviços. Aconselhamos contratar uma equipe de acompanhamento da obra, caso não tenha este tempo disponível.
■ Será que Compensa a dor de Cabeça?
Exatamente, o que vale a pena, no ato de construir sua própria casa, esta na satisfação de ver seu projeto, finalizado, exatamente conforme foi projetado, cada metro, cada centímetro, os detalhes, as cores, o paisagismo. Imagine seu banheiro exatamente como planejou, sua cozinha, aquele piso tão sonhado.
Porém, tome bastante cuidado com os exageros. Com tantas opções em personalizar sua construção ao seu gosto, todo cuidado é pouco. Imagine sua casa a ser construída, como um carro que esta comprando. Pense na revenda futuramente. Você pode querer mudar de endereço, e sua casa, não pode fugir dos padrões de preços das demais. Os cuidados são os mesmos.
■ Como Projetar os Espaços da Construção?
Veja o padrão das casas na sua vizinhança, por exemplo, se você está em um bairro popular, não faz sentido construir um sobrado maravilhoso acima de 200 Metros quadrados de construção. O Inverso tambem. Portanto, tenha total consciência do seu capital investido, e não exagere nos detalhes finais de acabamento, que são o que mais encarece a obra.
Quanto ao espaço interno, use seu bom senso no que diz respeito aos cômodos, quantidades de dormitórios, espaço para crianças verem televisão, e fazer tarefas escolares, que invariavelmente ficam bem bagunçados. Varandas; Claridades. Não economize tempo em planejar devidamente os espaços e procure ter bastante orientação de profissionais ou busque informações.
Não deixe de fazer orçamentos, com pelo menos 3 arquitetos diferentes, e procure não dar dicas muito aprofundadas do que pensa em fazer, deixe que a criatividade de cada qual, trabalhe por oferecer diversas opções, vai se surpreender, com dicas e projetos que nem tinha imaginado que fosse possível.
■ O Andamento da Obra.
Aproveite a grande vantagem em se construir sua própria casa no que diz respeito ao avanço da obra, para que seja exatamente de acordo com suas condições financeiras. É ótimo quando tem os recursos disponíveis, e segue sem problemas, do inicio ao final. Porém se este não for o seu caso, fique atento(a) ao andamento da construção, e procure não adquirir material além de suas condições, ficando com dividas futuras, pois isto vai acabar por travar o andamento da obra.
Não adianta querer fazer uma edificação muito acima de suas possibilidades, não se iluda achando que vai iniciar, e uma hora a construção vai finalizar de uma forma ou de outra, isto é um engano. Mais vale fazer uma casa menor, dentro de suas condições, e ampliar futuramente, do que ficar endividado e não conseguir finalizar.
Conforme falamos, o proprietário da obra também precisa de tempo para acompanhar a obra, visitar lojas de materiais, e ficar muito atento ao andamento e equipe de construção. O custo de sua casa com certeza assim vai ficar muito inferior ao valor pago pela casa pronta, chegando a ate 50% a menos.
■ Contratar um Arquiteto Custa Caro?
É muito fácil identificar um projeto residencial projetado por um profissional, seja Arquiteto, Engenheiro ou Técnico em edificações, ou mesmo Mestre de Obras, e uma casa projetada por um pedreiro.
O Profissional que tem conhecimento técnico, sabe exatamente das normas de construção, e outros detalhes que irão fazer toda diferença na questão do design, e elegância de sua casa, sem falar do quesito, paisagismo, que valorizam muito a obra. Não adianta economizar, e no final das contas ter problemas até mesmo para regularizar o imóvel na hora do Habite-se e Escritura. Sem falar que os custos para regularizar uma obra após concluída, chega a ser bem maior que os custos que teria no inicio com projeto, aprovação, etc.
Uma outra coisa a se levar em conta é que várias prefeituras não autorizam a obra, ou até mesmo a ligação da água antes do projeto aprovado. Muitos que se aventuram a iniciar uma obra, apenas com o projeto do pedreiro, são obrigados a parar por imposição de fiscais da prefeitura, portanto, tenha em mente estes custos já incluídos em seu projeto de construção.
■ Como Calcular o Custo de uma Construção?
Ainda que você esteja pensando em construir a casa de seus sonhos, e nem imagina em vende-la futuramente, você precisa entender que suas necessidades, e a de sua família mudam constantemente ao longo dos anos (e na maioria das vezes) Muda-se também o padrão sócio-econômico, para cima ou para baixo.
Portanto mantenha o custo de sua obra em um patamar médio, entre 1000 e 1500 reais o custo do metro quadrado construído, (material de construção e mão de obra, do básico ao acabamento), com isto sua edificação vai ficar funcional, e com aspecto de bom gosto, e liquidável, caso resolva mudar, de endereço.
Resumindo muito, hoje, mesmo com a atual conjuntura do Brasil, uma edificação de bom gosto, utilizando material médio e mantendo um gasto racional com mão de obra, o metro quadrado se mantém nesta média, ou seja, uma casa em torno de 80 metros construídos (Sala, Cozinha, 03 dormitórios, 02 banheiros) fora o custo do terreno, vai envolver um valor médio entre 80.000 e 120.000 R$ com sua construção. A diferença esta na qualidade do material de acabamentos, e custo da mão de obra contratada.
■ Vale a pena Contratar uma Construtora ou Empreiteira?
Na maior parte dos casos uma empreiteira, ou construtora irá poupar o proprietário da obra de várias dores de cabeça, como cotar o preço de materiais de construção, pois eles geralmente indicam os melhores preços, e também irão entregar sua obra dentro do prazo estabelecido. Portanto caso você disponha de condições financeiras, esta é a opção ideal para que você tenha um resultado o mais próximo possível de suas expectativas finais de construção.
Obviamente, como em qualquer prestadora de serviçõs você deve fazer o máximo de cotações antes de contratar uma empreiteira para sua obra. tambem é muito importante pedir referencias, ou que a empreiteira mostre outras obras feitas anteriormente, para que possa ver a qualidade do serviço. Quem mora em cidades pequenas tem a grande vantagem das indicações de quem ja usou determinado serviço de uma empreiteira, e muitas vezes é um conhecido, parente ou amigo.
Se mora em grandes centros, aconselho a tirar o máximo de informações antes de contratar, pois se tomar as devidas precauções pode ser uma empreitada divertida e prazerosa, nada de stress, e curta ao máximo este projeto de toda a família.
Um outro item que considero de extrema importância antes de fechar com uma empreiteira, além de sua idoneidade, é saber se seu quadro técnico de profissionais esta habilitado a fazer todas as etapas da construção. Não basta apenas ver o histórico da construtora, é normal quando há uma quebra na quantidade de empreitas de uma empresa, ela demite muitos funcionários, e acaba ficando sem pessoas para fazer todas as etapas, e com isso podem comprometer seu projeto.
■ Considerações Finais.
Para finalizar seu projeto, reserve sempre um capital para acabamentos importantes como: Armários planejados; Paisagismo, Pinturas, pois é normal acontecer da falta de planejamento comprometer esta etapa importantíssima para sua mudança e habitação no imóvel.
Esperamos assim ter ajudado aquelas pessoas que estão com seu projeto de construção. Não deixe de curtir este artigo.
Se este assunto lhe interessa, vou deixar aqui abaixo um pequeno vídeo de um curso de Mestre de Obras que tem custo muito acessível, e vai agregar muito conhecimento para quem busca saber tudo em construção desde o básico até acabamento, além de assuntos como cálculo estrutural, gerenciamento de Obras, Segurança do trabalho em edificações, e vários outros assuntos.
Espero assim estar ajudando aqueles que buscam conhecimento, ou entrar neste excelente mercado de trabalho.
Autor: Newton Santos, Arquiteto e Técnico em Edificações.