Como Fica o Mercado da Construção Após o Coronavírus
O Que Esperar do Mercado da Construção?
Pois é caro leitor, esta é uma pergunta que esta na cabeça de todos nós. Em uma situação como esta que a principio parece desesperadora, cabe a nós olharmos para o passado, e analisarmos as últimas crises que passamos.
Uma coisa eu nunca duvido! A enorme capacidade que o ser humano tem de se superar, e se adaptar a novas realidades. Você pode me achar muito otimista, mas eu te proponho a imaginar a seguinte situação: Imagine um esquimó, acostumado a viver nas montanhas geladas do Alasca. Retire ele de seu habitat e coloque-o sob o calor de um dia de verão em algumas regiões do Brasil, onde as temperaturas chegam a mais de 40 graus. Imaginou? então, na pior das hipóteses o cara vai morrer de calor, caso contrário em alguns dias vai estar acostumado e bebendo uma água de cocô, e tomando sol na praia.
Imagine uma segunda situação contrária a esta, e coloque um de nós vivendo no frio absoluto que pode chegar a -30º Com certeza seria bem difícil de se acostumar não é mesmo? No entanto se essa fosse a única opção você preferiria se acostumar a tirar sua vida não acha?
Como Fazer na Atual Situação?
As crises vem e vão, uma hora é a quebra da bolsa de valores, Outra hora é a troca de um presidente, ou uma outra razão, são muitas. Com meus 50 anos de idade, ja vi muitas em nosso país. O agravante é que esta crise atinge todo o planeta, e todos os países. Ah tá mas e quanto ao vírus? Bem se sua preocupação é morrer, então vou te dar uma triste noticia: Todos vamos morrer um dia, de uma forma ou de outra. No Brasil, mais de 60.000 pessoas morrem por ano apenas pela criminalidade e balas perdidas, e isto não vai mudar tão cedo, e vai continuar sendo o motivo de mais mortes que o numero de mortos que irão morrer pelo vírus.
Eu particularmente acho que este vírus foi disseminado justamente para causar este problema na economia dos países, e preparar o mundo para duas coisas: A dominação mundial da China; E a venda de vacinas, tornando ainda mais ricas as empresas fabricantes de medicamentos, relaxa logo sai a vacina. Vai por mim, não se apavore, em alguns meses estarão vacinando a população, e China vai estar comprando ações com a super desvalorização, ou empresas falidas, terras, comodites, carne bovina, e tudo o mais com preço bem inferior que tinha antes da pandemia.
O Que fazer Agora? Desistir de Tudo?
Neste post eu estou levando muito em conta minha própria experiência de vida, que não é muito, mais já se vão meio seculo de muita luta, que não troco pelos 80 de muitos, pois a vida me levou a muitas situações que creio que muitos não tiveram que passar, nem desejo que passem, mas tudo são lições, e aprendizado.
Sou um cara otimista por natureza, e sempre procuro ver o lado mais positivo das coisas. Esta pandemia esta trazendo de volta o lado bom de muitas pessoas... Estamos vendo de volta o espirito da empatia, solidariedade, engajamento social, etc. As pessoas estão achando um modo de meditar a respeito de sua vida, e seu espaço, estão se qualificando, com cursos online; Estão descobrindo o valor da vida em família. Imagine quantos pais e mães que não tinham tempo para ficar próximo dos filhos, estão aproveitando o momento para isto. Se olharmos de uma outra ótica, com o minimo de otimismo vamos ver muitas coisas positivas acontecendo.
Aqui na rua que moro, estamos vendo a construção de 03 casas, a todo vapor. Outro dia falando com um pedreiro, ele me dizia que esta tendo mais orçamentos que nunca. Estão aproveitando o tempo livre para tirar este tipo de projeto da gaveta.
Não estou dizendo que isto está acontecendo em toda parte, creio que em grandes centros as coisas estejam bem paradas até que possam afrouxar a quarentena. Mas eu não duvido de forma alguma que o mercado da construção civil irá se reerguer, em pouquíssimo tempo.
Da Mesmo pra ser Otimista Neste Momento?
Eu diria que sim, podemos ter otimismo, pois a sociedade vai se adaptar a uma nova realidade. Com certeza, o uso de máscaras, como os japoneses e chineses fazem a muito tempo, será uma realidade. As epidemias já deram um sinal que, daqui em diante serão uma constante. Veja que apenas nos últimos 10 anos foram várias, sendo uma pior que a outra.
Mas volto a dizer que iremos nos adaptar. O governo vai continuar incentivando o mercado da Construção Civil, este, que é uma vertente crucial da economia, e movimenta uma parcela grande da economia, não somente no Brasil mas em todo o mundo.
Dentro do assunto aqui vai uma pequena historia. Recentemente conversando com um ex aluno no whats, me disse que foi embora para o Canadá, pois não suportava mais o Brasil, "quem dera ter a mesma coragem, ou ter feito isto no momento certo", enfim, este, me dizia que, ao chegar foi logo procurar um emprego para praticar e aprender mais a língua daquele país, mas a grande maioria das construtoras e empreiteiras eram de Brasileiros em Vancouver, e ele arrumou emprego, mas quase não praticava pois todos falavam em português.
Não estou dizendo que deva ir embora do Brasil, pois a economia vai estar com problema em toda parte, O que quero dizer é que se você for um bom profissional, seja na construção civil, ou qualquer outra área, esteja preparado, e use este atual momento para repensar sua vida, reorientar o vôo, e mais do que nunca fazer o que chamamos de " afiar o machado "
Qualifique-se, esta é a palavra. faça cursos, leia, na própria Internet você encontra muitos videos, blogs, e cursos, para aperfeiçoamento para que se sinta mais preparado ao fim de tudo para os próximos desafios. A humanidade faz parte de um organismo vivo, e todos seguiremos juntos após o fim deste momento que não deixa de ser preocupante e difícil.
A Humanidade Segue Superando Desafios
Penso que dentro de alguns anos estaremos contando esta história a nossos filhos e netos, e vai depender de cada um de nós como será contada... Podendo ser uma história de sucesso, com um final feliz... Ou uma outra qualquer.
Espero que estas minhas palavras tenham acrescentado, e cuide-se.
Newton Santos